Treinos

Anamnese para Personal Trainer: o que é e como ter o modelo ideal

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Importância de conhecer e acompanhar a saúde do seu aluno

“Anamnese” tem origem da palavra grega clássica “anamnésis” e pode ser definida como trazer de novo à memória ou espécie de lembrança ou recordação de algo. 

Mas por que começar com esta definição?

Porque o propósito deste tipo de avaliação está justamente em seu significado. 

Dentro disso, ela trata de analisar e recordar o contexto clínico do aluno e é feita por diversos profissionais de saúde, em especial os treinadores físicos ou Personal Trainers..

Sendo assim, esta etapa do atendimento do profissional é o ponto de partida essencial para que ele possa se orientar sobre como deverá ser feito o programa de treino e em quais pontos focar.

Além disso, é com a anamnese que o personal consegue conhecer o histórico e as expectativas do seu aluno. Por isso, ela é tão indispensável tanto no treinamento quanto no atendimento de qualidade.

Neste artigo você vai entender como fazer esta etapa da melhor maneira e ainda como fazer esse processo de avaliação com um diferencial superior para encantar seus alunos logo de primeira! Continue sua leitura. 

O que é de fato a Anamnese?

A anamnese é o início do processo de prescrição e da experiência do seu aluno com você.

Pode ser considerada como um estilo de entrevista, com perguntas do personal a serem respondidas pelo aluno. Uma sequência no questionário para avaliar o estado inicial do seu aluno e as condições de saúde do mesmo.

A partir do conceito que anamnese se trata de uma lembrança, o seu processo consiste em um registro de dados obtidos numa conversa inicial com seu aluno, de modo a coletar as informações mais relevantes sobre a vida dele com a quantidade de detalhes necessária para que você prescreva o treino ideal para o objetivo e condição física do mesmo.

Isto é, todos os dados que o profissional julgar relevantes para realizar o seu trabalho, como problemas de saúde e hábitos de alimentação. Por isso, ela pode variar de acordo com a abordagem de cada um.

Contudo, existe uma estrutura geral que deve ser seguida, a fim de preservar a qualidade e finalidade da anamnese.

Existe o melhor modelo?

Não existe o melhor modelo de anamnese para o Personal Trainer, aquele documento padrão que deve ser seguido à risca por todos.

O principal é que ela deve conter todas as informações que julgar relevantes para realizar o seu trabalho. Portanto não existe uma ficha certa ou errada, tudo depende de como e com o que você trabalha.

Sendo assim, o ideal é lembrar-se de que o educador físico é responsável por tudo que acontecer com seu aluno em decorrência da prática dos exercícios que forem prescritos. Por conta disso, quanto mais informações documentadas você tiver sobre as condições dele, maior será o respaldo jurídico caso ocorra algum problema.

Você pode entender melhor sobre esta responsabilidade neste código de ética completo.

Dentro disso, também seria interessante incluir no seu modelo informações sobre quem avisar em caso de emergência e qual o plano de saúde do aluno, pois sempre podem surgir imprevistos e acidentes.

As etapas padrões da anamnese

Apesar de não existir um modelo ideal, há etapas padrões em que você pode se basear.

A estrutura de uma anamnese voltada para o personal trainer, em especial no online, pode ser ser feita em algumas etapas:

  • Informações gerais (pode servir como ficha cadastral para identificar o aluno, contendo dados referentes às informações pessoais – nome e idade -, aos dados de contato do aluno, à disponibilidade de dias e horários para os treinos e detalhes sobre as preferências do aluno, se for o caso)
  • Objetivos do entrevistado (essencial para o trabalho personalizado)
  • Atividades físicas (passado e presente de atividades físicas, assim como suas atividades preferidas para incrementar o treino)
  • Nutrição do aluno (em aspectos gerais e básicos de quais as refeições realizadas e seus principais hábitos alimentares – serve como apoio educativo e, se necessário, encaminhamento para um profissional na área de nutrição a fim de colher melhores resultados de treino)
  • Dados clínicos (verificar possíveis doenças, medicamentos usados e problemas que podem interferir no treino – de preferência realizada por um médico especialista em Medicina do Esporte)

Como abordar seus alunos e quando renovar

Como abordar os seus alunos para fazer a anamnese vai depender do seu tipo de atendimento, se é focado no presencial ou no online.

Com isso, você pode fazer a entrevista cara a cara, fazer uma chamada de vídeo ou até enviá-la para o aluno responder.

Se você tiver um questionário pronto em formato de planilha ou google forms, é possível até enviar o link para seu aluno responder e a resposta vai direto para você em tempo real.

Porém, hoje já existem uma solução mais eficientes para automatizar e facilitar a anamnese para o personal trainer. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico. 

Lembre-se de escutar bastante o aluno e interferir só quando necessário. O foco é coletar o maior número de informações possíveis para aprimorar os seus programas de treinos.

Também pode surgir dúvidas, inclusive da parte do aluno sobre se é necessário renovar a anamnese. 

Assim, a renovação vai depender do objetivo dos treinos e se precisa agendar de novo caso algo tenha mudado de muito drástico na vida do aluno em relação aos dados coletados na primeira vez. 

Dentro disso, a avaliação física vem como uma aliada para registrar a evolução do aluno durante e depois do programa de treino também.

Hora de atualizar as suas definições de Anamnese

Parece ser um processo trabalhoso e delicado, mas há ferramentas para auxiliar o Personal a economizar tempo e ainda causar uma excelente primeira impressão no novo aluno.

Para isso, basta entrar nesse novo formato de consultoria híbrida e facilitar todo o seu trabalho como um todo.

Ao apostar nesta tendência, é possível ter tudo personalizado e ainda adaptar a sua anamnese para cada perfil de aluno, de modo a ter um registro mais assertivo e otimizado, com a opção de colocar fotos para deixar o registro mais completo. 

Tudo online e facilitado para você ter na hora a anamnese, pois seu aluno pode responder de onde ele estiver e  você ainda acompanha tudo de perto.

 

Mas do que estamos falando afinal? 

De ter um aplicativo personalizado para personal trainer, já com todos os recursos que você precisa para turbinar o seu serviço com inúmeras possibilidades.

Em apenas alguns cliques você consegue terminar sua anamnese com o método e qualidade Personal Fit, direcionada para personal trainers que atendem tanto por consultoria online, quanto presencialmente.

Você monta, seu aluno responde e você recebe direto pelo em tempo real, tudo pelo app em minutos.

Você vai ter todos os modelos e tipos de avaliação física em um lugar só para usar com seus alunos, além de poder testar todos os recursos por 7 dias gratuitos!

É só clicar para criar o seu aplicativo personalizado e começar agora!



Banner Aplicativo para Personal TrainerFaça o teste agora!

Relações Públicas pela UFG (Universidade Federal de Goiás), especialista em SEO e Analista de Marketing.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.