Treinos

TOP 5 dicas para treinar em casa

Pinterest LinkedIn Tumblr

Muitas vezes é inviável ir à academia ou outro local para treinar. O jeito é, mesmo em casa, achar uma solução para continuar seu treino. Manter-se em movimento, além de benéfico para a saúde, previne o sedentarismo e aumenta o bom condicionamento físico. Tudo que precisamos para ter uma vida ativa e sadia.

O seu eu do futuro irá agradecer, pode ter certeza.

Além dos benefícios que todos já sabem de cor (como auxiliar na redução e controle de peso, ganho de força e flexibilidade, diminuir o risco de doenças, etc), geralmente ignoramos um dos mais importantes fatores: a sensação de bem-estar.

Seu treino não traz melhorias para seu corpo, mas também para sua mente.

Isso porque, a atividade física alivia o estresse e ansiedade; aumenta os níveis do “colesterol bom”; melhora a memória e concentração. Uma bomba de coisa boa para seu cérebro! 

Os hormônios estão à solta

Mas como isso funciona no seu corpo?

Quando você se exercita, seu organismo promove a liberação de vários hormônios. Segue a lista para facilitar: 

  • Endorfina: dá a sensação de bem-estar e felicidade. Você vai se sentir recompensado, aliviado e relaxado. Ao ser liberada, a endorfina aumenta a sua disposição física e mental, além claro de melhorar seu sistema imunológico também. A sensação é tão boa, que algumas pessoas acabam se sentindo “viciadas” na rotina de treino.
  • Serotonina: normaliza seu humor, temperatura corporal, sono, apetite, e por aí vai. Proporciona também um bem-estar, dando mais tolerância ao desconforto da atividade. 
  • Glucagon e insulina: a captação de glicose é facilitada e os níveis de insulina, reduzidos. De toda maneira, tornam a glicose mais acessível para que as células dos músculos a usem, regulando assim o metabolismo dos tecidos do corpo. 
  • Catecolaminas (adrenalina e noradrenalina): liberados durante exercícios intensos. Aceleram a queima de gordura e liberação de energia, promovendo a maior performance metabólica. 

Por isso a prática de exercícios é tão essencial, não importa a idade ou nível de condicionamento. Para todos os casos existe uma alternativa ideal. Nem todos gostam de ir à academia; alguns preferem um esporte, outros uma yoga para relaxar. O ideal é aliar o que você mais gosta com as recomendações de profissional. 

Os benefícios superam os desafios

Seu cérebro não quer gastar a sua energia à toa. Por isso é tão difícil encontrar forças para levantar e começar a treinar ou sair para correr, como por exemplo.

Porém, quando se coloca na balança, os benefícios da prática regular de exercícios superam (e MUITO) as desculpas para não treinar. 

Qual a solução? Buscar alternativas de se manter na ativa!

O ideal é tornar o exercício físico parte do seu dia-a-dia, mesmo se não tiver como reservar um tempo só para fazê-lo.

Caminhar. Subir escadas. Alongar-se. Passear com o cachorro. Limpar a casa. Cuidar do jardim. Andar de bicicleta. Brincar com a família. 

Tudo é válido quando se fala em ter um estilo de vida ativo. 

“Nossa pesquisa sugere que um estilo de vida ativo pode ser tão benéfico quanto uma abordagem estruturada de prática de exercícios para a melhora de uma série de fatores de saúde”, afirma Paul Loprinzi da Universidade Estadual de Oregon, coordenador da pesquisa sobre atividades físicas acumuladas.

Outra alternativa muito válida é ter uma rotina de treino em casa mesmo. Quando não se pode ir à academia, por exemplo, treinar em casa pode ser tão efetivo quanto, dependendo claro do seu nível de condicionamento físico.

Treinando em casa

Como agora você sabe dos benefícios de zelar por um estilo de vida ativo, está na hora de condicionar seu cérebro para não se sabotar.

Fazer exercício físico em casa muitas vezes não é tão simples por falta de espaço ou de motivação mesmo. A ideia não é replicar o que você faria na academia, mas sempre adaptar.

Por isso, busque sempre orientação de um educador físico, pois esse profissional vai saber o que você precisa e quais exercícios são mais adequados para o seu objetivo e condição de treino. 

Além disso, procure meios de te manter motivado, para facilitar a construção da sua rotina e hábito de treino em casa.

A seguir você encontra algumas dicas para te ajudar nessa missão. 

Vamos lá?

TOP 5 dicas para treinar em casa

#1 Registre seu progresso e comemore resultados

Até sua rotina de treino se tornar um hábito, registre os dias que você conseguiu treinar e acompanhe seu progresso. Assim você poderá ver o quanto avançou e comemorar suas vitórias. Tem um app de treino por te ajudar nisso!

#2 Defina metas e horários

Para treinar é preciso foco e disciplina, não só na constância e execução do treino, mas também na organização. Por isso, defina horários específicos para treinar em casa e defina metas de quantas vezes você precisa treinar por semana e de peso, dependendo do seu objetivo com o treino. 

#3 Adaptar e organizar 

Nem todos exercício é possível fazer sem um aparelho. Sendo assim, para começar adapte com o que você tem disponível em casa, buscando sempre uma orientação profissional. Além disso, separe um espaço exclusivo para treinar em casa e organize roupas e materiais necessários com antecedência. 

#4 Conecte-se

Manter a motivação em grupo é mais fácil. Então chame alguém de casa para treinar junto com você ou convide um amigo (por chamada de vídeo online também vale!). Deste modo, você colabora não só para a sua saúde, mas também para a de quem você ama. 

#5 Tem que ser divertido

Nem sempre você terá disposição para treinar, principalmente estando em casa com várias distrações por perto. Por este motivo, busque maneiras de tornar sua sessão de treino divertida. Coloque uma playlist que te anime, use aquela roupa de ginástica que mais gosta, separe um tempo a mais para aquela atividade que mais curte fazer; enfim, tudo para relacionar seu treino em casa com um momento prazeroso para você. 



Banner Aplicativo para Personal TrainerFaça o teste agora!

Estudante de Engenharia da Computação pela UFG (Universidade Federal de Goiás) e responsável pelo Sucesso do Cliente do App Personal Fit.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.