A retenção de alunos para personal trainer
A retenção de alunos pode servir como um termômetro para você, personal trainer, analisar como está a qualidade do seu serviço.
Claro que não é apenas este fato que vai te definir como um bom profissional, mas ajuda a perceber onde você pode melhorar.
Além disso, reter e fidelizar seus alunos te poupa do constante esforço de precisar captar novos alunos o tempo inteiro para cobrir “o buraco” que os antigos fizeram.
Sendo assim, é essencial ter total atenção nesta etapa.
O trabalho não para depois que você conquista o aluno. É preciso se esforçar para mantê-lo também. Isso porque, se você manter um aluno satisfeito, além dele ficar muito mais tempo com você, ainda pode te indicar para outras pessoas e trazer mais alunos sem esforço adicional da sua parte.
Bacana, não é mesmo?!
Continue sua leitura e descubra as melhores maneiras de aumentar sua retenção de alunos.
Como você retém seus alunos?
Antes de começar, pare e pense um pouco: o que você faz hoje para manter seus alunos satisfeitos?
Faça uma lista com cada ação sua que ajuda na retenção de alunos. Pode ser desde oferecer uma massagem caso o aluno tenha uma lesão ou até brindes em datas especiais. Cada ato de cuidado e diferencial que você tenha contam.
Depois de ter feito isso, reveja toda a sua carteira de alunos (desde os atuais até os que já deixaram de treinar com você) e faça outra lista. Coloque ao lado do nome de cada aluno o período de tempo que ele ou ela está ou esteve. Por fim, faça uma média disso.
Esses dois passos são importantes para que você tenha uma visão geral de como está seu serviço hoje.
Pare e analise as suas listas: você gostaria de melhorar alguma coisa?
Aumentar seus diferenciais? Fazer mais ações de retenção de alunos? Aumentar o tempo que cada aluno fica com você?
Anote o que vier na sua mente. Faça uma chuva de ideias e escreva tudo o que você acha que poderia fazer.
Dicas para aumentar sua retenção de alunos
Tudo pronto?!
Agora vamos para as dicas.
A seguir, separamos algumas ações para te inspirar na hora de decidir o que fazer para reter seus alunos e aumentar a satisfação deles.
Ouça seus alunos
Vamos começar por uma das mais importantes: esteja sempre aberto(a) a escutar o que seus alunos têm a dizer.
Seja sobre os treinos, alongamentos ou novidades fitness que viu na internet. Cada feedback, ou seja, um retorno que você recebe, seja positivo ou negativo, vale a pena parar e prestar atenção, pois é uma informação valiosa para te ajudar a crescer cada vez mais.
Se você ainda não tem costume de coletar feedbacks ou nem seus alunos de dar feedbacks, experimente incentivar isso. Comece pedindo e destacando o quão a opinião do seu aluno é importante para você.
Além disso, manter uma comunicação com seus alunos te ajuda na melhora do seu serviço, cria uma conexão maior e ainda proporciona aquele “algo a mais”, pois pode de dar ideias de como surpreendê-los de maneira positiva.
E cada surpresa com certeza eles vão comentar com os amigos ou postar nas redes sociais. Pontos para você!
O uso efetivo do marketing
A sua presença digital também conta muito na retenção de alunos. Isso porque, por lá você pode mostrar toda a autoridade na sua profissão, o que gera mais confiança e valor no seu serviço como personal trainer.
Suas redes também podem servir como um ótimo canal para promover o seu marketing pessoal e fomentar sua marca.
Por isso, faça um uso efetivo e estratégico dos canais de marketing. Não só use por usar, isso te leva a desperdício de tempo e dinheiro.
Outro exemplo aqui é o marketing sensorial. Esse envolve explorar os sentidos do aluno antes, durante e/ou depois do treino.
Vale trazer uma playlist animada, ter um cheiro agradável nos materiais, oferecer ou indicar shakes e barras de proteína como pré ou pós treino, se apresentar sempre profissional e ter itens de qualidade.
Tudo isso conta para encantar e reter seus alunos.
Ah, e se quiser saber mais sobre gestão de redes sociais para personal trainer, você pode acessar nosso manual completo no link em destaque.
Vantagens VIP para alunos
Neste tópico vale escolher apenas aqueles que estão a mais tempo com você ou fazem um grande volume de aulas, por exemplo.
Escolha apenas um número específico de alunos e estabeleça alguns tratamentos VIPs.
Vale fazer um grupo fechado no whatsapp para dar orientações e acompanhamentos extras e cada um pode motivar o outro; promover eventos (online ou presenciais) de desafios ou aulões; proporcionar serviços extras de parceiros, como nutricionistas, fisioterapeuras ou psicólogos; ofereça descontos ou brindes.
O que for atrativo para seus alunos e sustentável para você.
Tenha o seu próprio app
Algo que soma todas essas dicas e ainda facilita o seu trabalho é um aplicativo para personal trainer.
Um app não só vai agilizar suas tarefas como personal, mas também é um diferencial para oferecer, já que te possibilita prescrever treinos online.
Hoje com a alta demanda pelo treinamento online, surgiram diversas opções no mercado fitness. Vale a pena pesquisar e decidir qual o mais vantajoso para as suas necessidades do dia-a-dia.
Busque elevar o nível do seu serviço de modo a profissionalizá-lo cada vez mais e ainda estar em sintonia com as demandas do seu meio.
Por isso, agora é o melhor momento de criar o seu aplicativo e montar sua consultoria de treinos online.